Terapeuta com crianças na escola

Aplicação da TCC no contexto escolar

R$ 595,00
à vista ou em até 12x de R$ 50,00 sem juros
Comprar

Conteúdo Pelo Mundo das TCCs e Certificação Artmed360

Carga horária de 8 horas

6 meses de acesso

Certificado após conclusão

Videoaulas e material complementar

100% Digital

Cancelamento em até 7 dias

R$ 595,00

ou 12x sem juros de
R$ 50,00 no cartão

Comprar

Integre neurociências, pedagogia e psicologia para capacitar e para revolucionar a sua prática clínica e/ou no contexto escolar.

O cenário da Psicologia Escolar no Brasil está passando por um notável crescimento, impulsionado tanto pelos efeitos da pandemia quanto pela legislação que demanda a presença de psicólogos nas escolas públicas. Neste curso, propomos uma oportunidade única para aprimorar sua prática, independente de ser um profissional da área clínica ou da educação, através da exploração da interface entre psicologia e educação.

Com um conteúdo inovador, este curso integra conhecimentos e técnicas provenientes das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao universo da pedagogia e da educação em geral. O objetivo é capacitar os participantes para atuarem em diversos contextos, tais como:

  1. Orientação de pais e professores sobre temas relacionados à aprendizagem, motivação, diferenças individuais e outros tópicos de interseção entre a neuropsicologia e o contexto escolar, visando não somente o bem-estar das crianças, mas também dos educadores;
  2. Orientação de outros profissionais da saúde que colaboram na relação entre família e escola, facilitando um trabalho em equipe alinhado e auxiliando na comunicação entre especialistas de diversas áreas e os cuidadores;
  3. Orientação de pais no contexto clínico, uma vez que compreender aspectos relacionados aos temas deste curso é fundamental para todos os profissionais envolvidos em psicoterapia infantil, inclusive aqueles que atendem adultos responsáveis por crianças e adolescentes.

O que você irá aprender no curso

1 módulo 12 aulas

Recolher todos os módulos
aula
Adolescência - desafios e possibilidades
aula
Aplicação da TCC no Contexto Escolar - Parte 1
aula
Aplicação da TCC no Contexto Escolar - Parte 2
aula
Educação Socioemocional
aula
Intervenções em Problemas Acadêmicos
aula
Intervenções das ACCs no Contexto Escolar
aula
Intervenções para dificuldades escolares: contribuições
aula
Orientações às famílias: Contribuição das ACCs
aula
Personalidade e Educação Socioemocional
aula
Relação Família-Escola
aula
TEAp - Parte 1
aula
TEAp - Parte 2

Especialistas que planejaram esse curso

Foto

Dra. Maria Amélia Penido

Coordenadora

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio, Supervisora do SPA da mesma instituição e coordenadora da especialização em terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva em que é sócia diretora e oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs (www.pelomundodastccs.com.br) . Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Compaixão e Terapia Focada na Compaixão, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. È fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE 2020-2023). É membro do Grupo de Trabalho "pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental " da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Foto

Me. Juliana Mendes

Professora

Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), mestre em Psicologia - Cognição e comportamento - UFMG (2021), especialista em Neurociências e suas interfaces pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), em Neuropsicologia pela UNINTER (2014), em Psicologia da Educação com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Atendimento Sistêmico às Família e Redes Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Possui também formação e extensão em Reabilitação Cognitiva e Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Doenças Neurológicas de São Paulo - INESP (2012). Atualmente é diretora do Espaço Integrar - Família & Escola em Belo Horizonte. Colaboradora do LAVIS (Laboratório de Avaliação e Intervenção em Saúde) - FAFICH/UFMG, coordenadora e fundadora do grupo de Supervisores Cognitivos de Minas Gerais e Conselho Fiscal da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências - AESBE - Gestão 2020-2023. Atua também na formação de outros profissionais da área da educação e da psicologia como professora convidada em cursos de especialização de Neuropsicopedagogia Clínica e Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência.
Logo

Pelo Mundo das TCCs

Instituição

Projeto de ensino da Clínica Penido de Terapia Cognitiva, especializada em atendimento clínico, supervisão e ensino em terapias cognitivas e contextuais pautada em princípios éticos e científicos para a prática da psicologia baseada em evidencias. A área de ensino tem por finalidade contribuir com a formação e atualização permanente do psicólogo em sua atuação profissional por excelência. Como uma proposta de educação continuada, surgiu o projeto Pelo Mundo das TCCs que tem por objetivo fomentar experiências de ensino e aprendizagem em terapias cognitivas e contextuais, diminuindo distâncias, cultivando conhecimento e aproximando pessoas!
Foto

Dra. Maria Amélia Penido

Coordenadora

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio, Supervisora do SPA da mesma instituição e coordenadora da especialização em terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva em que é sócia diretora e oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs (www.pelomundodastccs.com.br) . Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Compaixão e Terapia Focada na Compaixão, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. È fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE 2020-2023). É membro do Grupo de Trabalho "pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental " da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Foto

Me. Juliana Mendes

Professora

Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), mestre em Psicologia - Cognição e comportamento - UFMG (2021), especialista em Neurociências e suas interfaces pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), em Neuropsicologia pela UNINTER (2014), em Psicologia da Educação com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e em Atendimento Sistêmico às Família e Redes Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Possui também formação e extensão em Reabilitação Cognitiva e Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Doenças Neurológicas de São Paulo - INESP (2012). Atualmente é diretora do Espaço Integrar - Família & Escola em Belo Horizonte. Colaboradora do LAVIS (Laboratório de Avaliação e Intervenção em Saúde) - FAFICH/UFMG, coordenadora e fundadora do grupo de Supervisores Cognitivos de Minas Gerais e Conselho Fiscal da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências - AESBE - Gestão 2020-2023. Atua também na formação de outros profissionais da área da educação e da psicologia como professora convidada em cursos de especialização de Neuropsicopedagogia Clínica e Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência.
Logo

Pelo Mundo das TCCs

Instituição

Projeto de ensino da Clínica Penido de Terapia Cognitiva, especializada em atendimento clínico, supervisão e ensino em terapias cognitivas e contextuais pautada em princípios éticos e científicos para a prática da psicologia baseada em evidencias. A área de ensino tem por finalidade contribuir com a formação e atualização permanente do psicólogo em sua atuação profissional por excelência. Como uma proposta de educação continuada, surgiu o projeto Pelo Mundo das TCCs que tem por objetivo fomentar experiências de ensino e aprendizagem em terapias cognitivas e contextuais, diminuindo distâncias, cultivando conhecimento e aproximando pessoas!