Menina diabética sorrindo mostrando medicamento
-20%

Curso de Terapia de Aceitação e do Compromisso

R$ 475,96 R$ 595,00
à vista ou em até 12x de R$ 39,66 sem juros
Comprar

Conteúdo Pelo Mundo das TCCs e Certificação Artmed360

Carga horária de 12 horas

12 meses de acesso

Certificado após conclusão

Videoaulas

100% Digital

Cancelamento em até 7 dias

R$ 475,96 R$ 595,00

ou 12x sem juros de
R$ 39,66 no cartão

Comprar

Nesse curso, além da teoria da ACT, você terá acesso a um conteúdo sobre como propomos intervenções baseadas em processos, e não protocolar.

A Terapia da Aceitação e do Compromisso é uma Terapia Cognitivo Comportamental de terceira geração, amplamente apoiada por evidências, que considera a nossa tentativa de controle sobre pensamentos e emoções como parte do problema e obstáculo para uma vida de significado. Seu modelo contribui para intervenções a partir de processos ao invés de conteúdos, abordando a relação do cliente com seu contexto, cognições, sentimentos e escolhas baseadas em valores. A ACT é um tratamento baseado em evidências, orientado por aceitação e mindfulness com mais de 30 anos de pesquisa e mais de 300 ensaios clínicos.

O objetivo deste curso é fornecer uma sólida introdução à ACT como um modelo transdiagnóstico. Além da teoria da ACT, você terá acesso a um conteúdo sobre como propomos intervenções baseadas em processos, e não protocolar. Para isso abordaremos teoria, formulação de casos, estrutura de tratamento, princípios da análise do comportamento aplicados à ACT e Teoria das Molduras Relacionais. 

O presente curso tem como público alvo profissionais de saúde mental que pretendem trabalhar com ACT ou informar sua atuação terapêutica com parte dos seus princípios em linguagem acessível para todos os níveis. 


O que você irá aprender no curso

1 módulo 24 aulas

Recolher todos os módulos
aula
Apresentando a ACT
aula
A ACT como uma Psicoterapia Baseada em Evidência
aula
Flexibilidade Psicológica na ACT
aula
Teoria das Molduras Relacionais (RFT)- Parte I
aula
Teoria das Molduras Relacionais (RFT) - Parte II
aula
Teoria das Molduras Relacionais (RFT) - Parte III
aula
Aceitação
aula
Fusão - Desfusão
aula
Atenção com o momento presente
aula
Self como contexto - uma história de si
aula
Valores - bússolas em uma vida de significado
aula
Ação com Compromisso
aula
Conceitualização de Casos em ACT
aula
Um pouco sobre comportamentalismo - comportamento operante
aula
Comportamento respondente
aula
Análise funcional - um olhar colaborativo sobre comportamento
aula
Análise funcional 2 - Análise em cadeia e solução de problemas
aula
Recursos de Registro e Monitoramento do Comportamento
aula
Relações terapêuticas na ACT
aula
Plano de tratamento
aula
Estrutura de sessão
aula
Modelo Portland - ACT e construindo uma prática profissional comunitária
aula
Modelo SEED de Supervisão
aula
Atualidades em ACT

Especialistas que planejaram esse curso

Foto

Dra. Maria Amélia Penido

Coordenadora

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio, Supervisora do SPA da mesma instituição e coordenadora da especialização em terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva em que é sócia diretora e oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs (www.pelomundodastccs.com.br) . Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Compaixão e Terapia Focada na Compaixão, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. È fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE 2020-2023). É membro do Grupo de Trabalho "pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental " da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Foto

Pedro Paulo Pires

Professor

Doutor em Psicologia pela UFRJ com Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela University of Maryland. Com pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ. É professor do Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia da UFRJ. Supervisor em ACT na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ
Logo

Pelo Mundo das TCCs

Instituição

Projeto de ensino da Clínica Penido de Terapia Cognitiva, especializada em atendimento clínico, supervisão e ensino em terapias cognitivas e contextuais pautada em princípios éticos e científicos para a prática da psicologia baseada em evidencias. A área de ensino tem por finalidade contribuir com a formação e atualização permanente do psicólogo em sua atuação profissional por excelência. Como uma proposta de educação continuada, surgiu o projeto Pelo Mundo das TCCs que tem por objetivo fomentar experiências de ensino e aprendizagem em terapias cognitivas e contextuais, diminuindo distâncias, cultivando conhecimento e aproximando pessoas!
Foto

Dra. Maria Amélia Penido

Coordenadora

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio, Supervisora do SPA da mesma instituição e coordenadora da especialização em terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva em que é sócia diretora e oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs (www.pelomundodastccs.com.br) . Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Compaixão e Terapia Focada na Compaixão, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. È fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE 2020-2023). É membro do Grupo de Trabalho "pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental " da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Foto

Pedro Paulo Pires

Professor

Doutor em Psicologia pela UFRJ com Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela University of Maryland. Com pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ. É professor do Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia da UFRJ. Supervisor em ACT na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ
Logo

Pelo Mundo das TCCs

Instituição

Projeto de ensino da Clínica Penido de Terapia Cognitiva, especializada em atendimento clínico, supervisão e ensino em terapias cognitivas e contextuais pautada em princípios éticos e científicos para a prática da psicologia baseada em evidencias. A área de ensino tem por finalidade contribuir com a formação e atualização permanente do psicólogo em sua atuação profissional por excelência. Como uma proposta de educação continuada, surgiu o projeto Pelo Mundo das TCCs que tem por objetivo fomentar experiências de ensino e aprendizagem em terapias cognitivas e contextuais, diminuindo distâncias, cultivando conhecimento e aproximando pessoas!