Ligando e desligando as emoções
-20%

Formação em Regulação Emocional

R$ 792,00 R$ 990,00
à vista ou em até 12x de R$ 66,00 sem juros
Comprar

Conteúdo Foco e Certificação Artmed360

Carga horária de 10 horas

6 meses de acesso

Certificado após conclusão

Videoaulas e estudo dirigido

100% Digital

Cancelamento em até 7 dias

R$ 792,00 R$ 990,00

ou 12x sem juros de
R$ 66,00 no cartão

Comprar

Amplie seus conhecimentos na aplicação de estratégias de regulação emocional na prática clínica!

A regulação emocional é um aspecto crucial na prática clínica, pois a dificuldade em gerenciar emoções pode afetar diversas condições psiquiátricas. Além disso, o desenvolvimento de estratégias baseadas em evidências para ajudar os pacientes nesse processo pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida. O curso articula diferentes estratégias de regulação emocional, sustentando-se em uma abordagem transdiagnóstica, fundamental para uma intervenção efetiva.

O objetivo do curso é: Instrumentalizar a aplicar estratégias de regulação emocional na prática clínica a partir do domínio dos seguintes conhecimentos:

  • Contextualização da importância das emoções e regulação emocional na prática clínica
  • Embasamento sobre o processo de regulação emocional
  • A importância da relação terapêutica na regulação emocional
  • Compreensão e treino da aplicação das diferentes estratégias de regulação emocional
  • Sensibilidade aos contextos na aplicação de diferentes estratégias de regulação emocional


Público-alvo: profissionais de psicologia e estudantes de psicologia.

O que você irá aprender no curso

1 módulo 11 aulas

Recolher todos os módulos
aula
Contextualização da TCC no trabalho com regulação emocional
aula
Teorias sobre as emoções / Definição: regulação emocional e desregulação emocional
aula
A TCC e os cinco aspectos: ambiente, emoção, pensamento, comportamento e reações fisiológicas.
aula
Alguns modos de enfrentamento que costumam ser disfuncionais: ruminação de preocupações improdutivas, supressão emocional e esquiva emocional.
aula
Ativação comportamental / Redução da excitação - Técnicas de Relaxamento.
aula
Reestruturação cognitiva: Identificando, entendendo e debatendo crenças disfuncionais.
aula
Desfusão cognitiva: Exemplos de estratégias e metáforas que podem favorecer a desfusão
aula
Aceitação psicológica - estratégias e intervenções
aula
Mindfulness
aula
Autocompaixão
aula
Resolução de problema / Autogerenciamento.

Especialistas que planejaram esse curso

Foto do professor Rafael Thomaz da Costa

Dr.Rafael Thomaz da Costa

Coordenador

Psicólogo clínico e terapeuta cognitivo-comportamental. Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorando no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Pânico e Respiração (LabPR) do IPUB/UFRJ. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Psicoterapia na Abordagem Cognitivo Comportamental (NIPPACC), do IPUB/UFRJ. Professor e coordenador de Cursos de Pós Graduação no FOCO: Instituto Carioca de TCC e no UniRedentor. Professor convidado do IPUB/UFRJ.
Logo da instituição Foco

Foco Instituto Carioca de TCC

Instituição

O Foco - Instituto Carioca de TCC tem como principal objetivo oferecer ensino de excelência em psicologia clínica, especificamente na abordagem cognitivo-comportamental, tendo como referência a prática baseada em evidências. Por meio de cursos de especialização e aperfeiçoamento, a instituição promove o desenvolvimento de terapeutas cognitivo-comportamentais preparados para lidar com os principais desafios da prática clínica.
Foto do professor Gabriel Talask Moura

Gabriel Talask Moura

Professor

Psicólogo clínico e terapeuta cognitivo-comportamental. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Instrutor de Mindfulness formado pelo Núcleo de Mindfulness (NUMI). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Psicoterapia na Abordagem Cognitivo-comportamental (NIPPACC), no Laboratório de Pânico e Respiração (LabPR) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de cursos de pós-graduação do Foco - Instituto Carioca de Terapia Cognitivo-comportamental.
Foto da professora Sacha Alvarenga Flavio Blanco

Sacha Alvarenga Flavio Blanco

Professora

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais na Infância e Adolescência. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Terapeuta certificada pelo Albert Ellis Institute. Formada em Treinamento de Supervisão Clínica em TCC pelo Beck Institute. Professora do curso de Formação em Regulação Emocional da FOCO TCC – Psicoterapia e Educação Continuada.
Foto do professor Rafael Thomaz da Costa

Dr.Rafael Thomaz da Costa

Coordenador

Psicólogo clínico e terapeuta cognitivo-comportamental. Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorando no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Pânico e Respiração (LabPR) do IPUB/UFRJ. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Psicoterapia na Abordagem Cognitivo Comportamental (NIPPACC), do IPUB/UFRJ. Professor e coordenador de Cursos de Pós Graduação no FOCO: Instituto Carioca de TCC e no UniRedentor. Professor convidado do IPUB/UFRJ.
Logo da instituição Foco

Foco Instituto Carioca de TCC

Instituição

O Foco - Instituto Carioca de TCC tem como principal objetivo oferecer ensino de excelência em psicologia clínica, especificamente na abordagem cognitivo-comportamental, tendo como referência a prática baseada em evidências. Por meio de cursos de especialização e aperfeiçoamento, a instituição promove o desenvolvimento de terapeutas cognitivo-comportamentais preparados para lidar com os principais desafios da prática clínica.
Foto do professor Gabriel Talask Moura

Gabriel Talask Moura

Professor

Psicólogo clínico e terapeuta cognitivo-comportamental. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Instrutor de Mindfulness formado pelo Núcleo de Mindfulness (NUMI). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Psicoterapia na Abordagem Cognitivo-comportamental (NIPPACC), no Laboratório de Pânico e Respiração (LabPR) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de cursos de pós-graduação do Foco - Instituto Carioca de Terapia Cognitivo-comportamental.
Foto da professora Sacha Alvarenga Flavio Blanco

Sacha Alvarenga Flavio Blanco

Professora

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais na Infância e Adolescência. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Terapeuta certificada pelo Albert Ellis Institute. Formada em Treinamento de Supervisão Clínica em TCC pelo Beck Institute. Professora do curso de Formação em Regulação Emocional da FOCO TCC – Psicoterapia e Educação Continuada.